Inovações na Construção Civil
24/11/21

A Construção Civil sempre foi um setor de extrema importância para a economia brasileira. No entanto, este mercado sofre constantemente com a falta de inovação e investimentos em tecnologia.

O que torna-se quase inacreditável nos dias de hoje devido a grande quantidade de inovações que surgem no mercado constantemente e que poderiam ajudar este setor nas mais diversas fases da construção.

As novas formas de resolver determinados problemas enfrentam por muitas vezes uma dificuldade ideológica do setor. No entanto, a tecnologia pode contribuir para garantir sustentabilidade, eficiência e produtividade.

Por isso, separamos para você algumas inovações na Construção Civil que farão com certeza a diferença para este mercado nos próximos anos:

1 – Impressão 3D

Inovações

Este tipo de tecnologia talvez seja uma das mais promissoras em diversos segmentos econômicos ao redor do mundo. E para as obras não seriam diferentes.

Devido a sua popularização e barateamento do preço, está ficando cada vez mais acessível poder utilizar a máquina de impressão 3D para operações como a execução de construções modulares, por exemplo, construindo os componentes antes da realização da obra e levando o pré-fabricado pronto para ser montado no canteiro.

Isso traz uma série de vantagens para as construtoras como diminuição dos custos com logística, desperdício de materiais e redução drástica do tempo de duração da obra.

2 – Realidade Virtual

Inovações

Muito utilizada na fase de projetos, a realidade aumentada vem para ser uma grande aliada do barateamento das construções, evitando o desperdício de materiais e aumentando a precisão dos processos que estão sendo executados.

Com a utilização da metodologia BIM (Building Information Modeling) para a realização dos projetos, as construtoras ganham assertividade ao criarem um ambiente totalmente em 3D que pode ajudar ainda na questão da Realidade Aumentada no próprio canteiro de obras.

A HausBau, em parceria com a nossa construtora, Bautechnik, utiliza dessa metodologia para os projetos dos grandes empreendimentos que servem de referência para o mercado na questão de sustentabilidade, precisão e economia.

3 – Bioconcreto

Inovações

Este é um estilo de material considerado “inteligente”, pois ele mesmo possui uma capacidade de regeneração caso hajam rachaduras em sua estrutura.

Tudo isso é possível devido à presença de um microorganismo que é ativado com a presença de água e oxigênio.

4 – Drones

Inovações

Os drones também são uma das inovações das quais mais se popularizaram nos últimos anos e trouxeram benefícios para diversos segmentos da economia.

Na construção civil ela possui muitas aplicabilidades que vão desde o mapeamento 3D das edificações até o correto gerenciamento do acompanhamento no canteiro de obras.

5 – Tijolos ecológicos

Inovações

Os tijolos ecológicos possuem uma tendência de utilizar resíduos siderúrgicos, uma forma grande do setor de reaproveitar materiais.

Assim, esse elemento contribui para deixar a construção mais sustentável e utiliza de inovações para trazer novas alternativas construtivas para as obras.

Conclusão

Um dos grandes problemas nas construções e no setor da engenharia civil é sem dúvidas o grande impacto ambiental provocado pelas execuções. E justamente a solução para tornar a construção mais sustentável é a necessidade de inovação.

As atividades deste setor estão cada vez mais aprimoradas e necessitam de um aparato tecnológico para acompanhar sua evolução em parceria com o meio ambiente. Dessa forma, continuaremos a ter grandes evoluções econômicas que lidam de forma sustentável com a natureza.

A HausBau é uma incorporadora que foi pensada para ser jovem. Temos em nossos empreendimentos as mais altas tecnologias que proporcionam a qualidade dos nossos serviços que estão sendo prestados e reduzem o impacto ao meio ambiente. 

Procuramos sempre alternativas para contribuir e diminuir os impactos no meio ambiente para os nossos empreendimentos. Desde os pisos dos playgrounds, feitos com a reutilização de pneus, até mesmo com a utilização do BIM para reduzir a quantidade de insumos, deixando-os mais assertivos.

Tudo isso faz com que sejamos uma empresa preparada para o futuro, pensando sempre em soluções que tragam os benefícios para nossos clientes e parceiros durante todo o processo de construção.

Quer saber mais sobre nossos empreendimentos? Acesse nossa página e saiba mais!

Neste ano de 2021, a HausBau começou uma série super especial que veio para homenagear os nossos funcionários que tanto se dedicam todos os dias para realizar o sonh ...

sair de casa

Chega uma etapa da vida que precisamos buscar alcançar novos horizontes ou mesmo sentimentos a necessidade de construir a própria vida longe dos pais.

começar o ano de casa nova

Ano novo chegando e é uma época perfeita para traçar grandes objetivos para a maioria das pessoas. Essa data já virou sinônimo de começar um ciclo e conquistar gr ...