Como organizar a casa nova?
13/12/21

Organizar uma casa nova sem cuidado é um processo que pode gerar muita dor de cabeça. Não basta apenas empacotar suas coisas e partir para o novo lar. É preciso organizar os cômodos com calma, para que nada fique bagunçado.

Imagine só a quantidade de caixas que levamos para a casa nova. Sem selecionar os objetos que irão conosco e aqueles que serão descartados, assim como as roupas, o processo de organização da casa nova será ainda mais complexo.

Este é um momento que muita gente tem até um certo trauma. Além de todo o trabalho de separar os itens, o risco de ver algum bem quebrado ou perdido é outro receio comum de quem está se mudando.

Porém, não há motivo para medo. Neste artigo, você conhecerá dicas para planejar a organização da casa nova. Aprenda a organizar uma mudança antes, durante e mesmo após a chegada no seu novo espaço. Confira!

Começando a organizar a casa nova

Organizar

A hora da mudança e organização da casa nova é um processo que deixa muitas pessoas desanimadas só de pensar no trabalho. Não é algo fácil, mas com paciência e organização, é plenamente possível fazer a mudança sem traumas.

Para que tudo ocorra de modo organizado, aqui vão algumas dicas importantes:

  1. Antes de decorar e arrumar seu novo espaço, uma coisa muito importante é ter em mente onde ficará cada móvel e objeto que você selecionou com tanto carinho para a casa nova;
  2. Após isso, procure organizar a casa nova e deixá-la limpa. Afinal, nada melhor do que ter um ambiente bem limpo e arejado antes de ir alocando cada coisa, não é mesmo?
  3. Com o ambiente limpo, agora é hora de ir priorizando as coisas que serão utilizadas com mais frequência. E ir separando o que não é prioridade desempacotar nesse momento.
  4. Em seguida, é só separar e guardar cada coisa em seu devido lugar.

O que fazer após a mudança?

Organizar

Imediatamente após a mudança, já é momento de começar a organizar a casa nova. Não há motivo para esperar, e quanto mais cedo você começar a organizar, melhor será o ambiente da sua nova residência.

Assim que chegar na sua casa nova, comece todo o processo de organização. Limpe todos os móveis e eletrodomésticos e coloque-os nos lugares onde ficarão. Caso ainda não seja possível guardar tudo no lugar, procure deixá-los ao menos próximos quanto possível.

Outra dica é ir organizando cada cômodo por vez. Pense nos locais que são prioritários e os arrume primeiro.

Normalmente, a cozinha e os quartos são os ambientes mais utilizados. E, por isso, merecem uma atenção especial na organização da casa nova.

Organização da casa nova por ambientes

Como você viu, na hora de organizar a sua casa nova, uma boa dica é priorizar alguns ambientes. Especialmente aqueles mais importantes e utilizados por você e sua família.

Isto porque, para cada ambiente de uma casa, o processo de organização é diferente. Por isso, aí vão algumas dicas para você organizar os diferentes cômodos de sua casa nova.

Cozinha

Organizar

Como mencionado acima, a cozinha é um dos lugares mais utilizados e é por isso que devemos separar as coisas do jeito mais prático para ela: do maior para o menor e depois do mais utilizado até o menos utilizado.

Os primeiros a serem colocados no lugar são os eletrodomésticos e móveis, como geladeira, fogão e armários. Depois, é hora de colocar no lugar panelas, pratos, talheres e outros itens de cozinha.

Separe todos os objetos iguais e depois vá acomodando cada um de acordo com a ordem de prioridade. Coloque em um local de fácil acesso os pratos mais usados. O mesmo planejamento vale para as panelas e colheres utilizados para cozinhar.

Já para os panos de prato e talheres menores, o ideal é que estes sejam guardados em gavetas separadas e que possam ser facilmente identificados. Guardar os panos de prato enroladinhos é uma boa prática para não bagunçar a gaveta.

Sala

Organizar

A sala costuma ser um dos locais mais tranquilos e práticos para arrumar na casa nova. Afinal, não costuma acomodar muitos móveis e itens como a cozinha, por exemplo.

Se houver quadros ou tapetes, eles podem ficar em algum cantinho e o tapete enrolado para ser colocado no final da organização da casa nova. Mas no geral, é só ajeitar o sofá, a mesa de jantar e o hack onde ficará a TV.

Quartos 

Organizar

O quarto é um cômodo mais complexo de ser arrumado. Afinal, é lá que ficarão nossos itens mais pessoais. Na hora de organizar os quartos da casa nova, cuide muito bem da organização das roupas. Se puder, as separe por cor, estilo ou frequência de uso.

Para as peças íntimas, por exemplo, deixe-as em gavetas exclusivas, que também poderão ser utilizadas para roupas menos utilizadas. Procure deixar o guarda-roupa reservado para as roupas que são usadas com maior frequência, como casacos e camisas.

Dicas de organização da casa nova

Já vimos como organizar a casa nova em seus diferentes ambientes. Por mais que isto facilite e muito o trabalho, ainda há dicas extras que você deve seguir e deixar o processo mais tranquilo.

Para que a organização de sua casa nova seja bem feita, aí vão outros pontos:

Planeje a mudança com antecedência

Organizar

Antes de qualquer coisa, é importante planejar a mudança com pelo menos um mês de antecedência. Isso irá garantir que você tenha tempo suficiente para que tudo ocorra bem e você possa planejar a decoração com calma.

Qual será o dia da mudança? E o horário? Como são as entradas da sua casa para que os móveis possam entrar nela?

Estes são aspectos que você deve conhecer e planejar antes da mudança. Assim, poderá conduzir o processo de organização da casa nova de modo bem mais tranquilo.

Cuidado com móveis que podem ser largos demais para suas portas. Leve em consideração se seu novo espaço tem fácil acesso, escadas ou elevadores.

Faça uma lista da mudança 

Quando vamos nos mudar para a casa nova, muitas vezes é preciso comprar móveis e eletrodomésticos novos. Mas também podemos aproveitar aqueles que já estão em uso na nossa casa “antiga”.

Para ajudar a organizar a casa nova e comprar tudo o que for necessário, faça uma lista do que deve ser comprado e como cada objeto será transportado.

Além disso, faça outra lista do que irá com você na mudança, como roupas e móveis que serão colocados na casa nova. Aproveite e anote todos os cuidados que você precisa ter em cada etapa da mudança.

Vá atualizando esta lista, marcando todos os pontos que foram completados. Assim, você não precisará ficar quebrando a cabeça, pensando sempre em qual precisará ser o próximo passo na organização da casa nova.

Cuide dos preparativos 

Depois de descartar o que não será necessário, separe as caixas com os itens que irá levar para a casa nova. Sinalize as caixas com adesivos ou qualquer coisa que possa mostrar onde cada objeto ficará.

Isso ajudará quando as várias caixas estiverem na casa nova. Pois assim, você poderá diferenciá-las sem dificuldade.

Prepare a casa nova

Antes de transportar todos os objetos já separados, uma dica é preparar o ambiente em que cada um deles ficará. Antes de mudar, dê uma boa limpeza na casa, para tirar poeira e outras sujeiras.

Após isso, é hora de programar o dia e a hora da mudança em si.

Conclusão 

O processo de organização da sua casa nova não precisa ser complicado e nem uma dor de cabeça.

Faça um bom planejamento da mudança, conhecendo a transportadora que irá levar os seus pertences, empacotando corretamente os seus objetos e preparando a casa nova antes mesmo dela receber os móveis e eletrodomésticos.

Assim, toda a organização da casa nova será um processo simples e todos os seus pertences serão preservados. Com esses cuidados, você pode aproveitar ao máximo a sua casa nova.

Neste ano de 2021, a HausBau começou uma série super especial que veio para homenagear os nossos funcionários que tanto se dedicam todos os dias para realizar o sonh ...

sair de casa

Chega uma etapa da vida que precisamos buscar alcançar novos horizontes ou mesmo sentimentos a necessidade de construir a própria vida longe dos pais.

começar o ano de casa nova

Ano novo chegando e é uma época perfeita para traçar grandes objetivos para a maioria das pessoas. Essa data já virou sinônimo de começar um ciclo e conquistar gr ...